Breaking News

Dinheiro: ferramentas úteis (calcule suas economias, investimentos, financiamentos, aposentadoria etc.)



       Listaremos, abaixo, uma série de sites úteis para que você possa cuidar do seu dinheiro e se planejar para o futuro. Não deixe de conferir.


1) Ferramentas da Microsoft (Bing / MSN Dinheiro)


      Clicando aqui, você terá acesso às ferramentas da Microsoft (Bing / MSN Dinheiro), as quais contam, dentre suas funcionalidades, com aquelas referidas a seguir, além de possuírem uma interface amigável e bastante intuitiva:

- Calculadora de financiamento:
Estima seus pagamentos mensais de financiamento imobiliário. Insira o valor a ser financiado, a taxa de juros anual e o prazo do financiamento. A calculadora determinará o pagamento mensal e criará um gráfico do saldo, dos juros pagos e do pagamento cumulativo (um exemplo do gráfico gerado foi reproduzido acima, no início desta publicação).

- Calculadora de economias:
Funciona sob três modalidades, gerando um gráfico e um simulador de poupança:
a) Meta de poupança: indica quanto você deve economizar (mensal, trimestral, semestral ou anualmente) para atingir sua meta, considerando suas economias atuais, os juros anuais e o número de anos de economia;
b) Simulador de poupança: indica quanto você economizará se investir mensalmente (ou de forma trimestral, semestral ou anual) uma determinada quantia, considerando os rendimentos e a duração das aplicações; e
c) Tempo para atingir a meta: indica quanto tempo você levará para atingir sua meta de economia, considerando suas economias atuais, seu investimento mensal e os respectivos rendimentos.

- Calculadora de aposentadoria:
Com esta ferramenta, você poderá calcular sua aposentadoria com apoio em vários critérios, para, ao final, poder definir, conforme o caso:
a) que porcentagem da sua renda você precisa poupar para ter a aposentadoria que deseja;
b) quanto você conseguirá economizar para sua aposentadoria; e
c) quanto você deve poupar por ano para ter a renda desejada após a aposentadoria.


2) Calculadora do Cidadão (Banco Central do Brasil)

     A Calculadora do Cidadão permite a simulação de aplicações com depósitos regulares e de financiamentos com prestações fixas, a correção de valores com base em diversos indicadores econômicos e o cálculo de valores futuros de um capital. Para cada função (cujas descrições foram extraídas do site do próprio Banco Central do Brasil), uma ferramenta, que pode ser acessada por meio de cada uma das hiperligações abaixo:

- Aplicação com depósitos regulares:
É a situação de aplicações mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao final de um número de meses;

- Financiamento com prestações fixas:
É a situação de pagamentos mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, liquidando um valor financiado ao final de um número de meses;

- Valor futuro de um capital:
É a situação que um valor atual é projetado no futuro, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao fim de um número de meses;

- Correção de valores:
Índices de preços (ex.: IGP-M, INPC, IPCA etc.): A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência.
TR: Taxa Referencial. Taxa obtida a partir das médias dos CDBs de 30 dias a taxas pré-fixadas praticadas por bancos comerciais.
Poupança: Os rendimentos da poupança são creditados mensalmente, na data equivalente à data de aplicação (data-base). Dessa forma, se uma aplicação na poupança for resgatada antes de chegar à sua primeira data-base, não fará jus a qualquer correção, e o valor final será igual ao inicial.
Selic: Utiliza para correção a taxa apurada no Selic. Esta taxa é obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.

CDI: Depósito Interfinanceiro. É uma operação realizada exclusivamente entre instituições financeiras, para permitir a troca de reservas bancárias entre elas. Tem registro no CETIP - Câmara de Custódia e Liquidação. Foi autorizada pelo Decreto-Lei nº 2.284/86 e regulamentada pela Resolução nº 1.647/89. A taxa do CDI é calculada como a média das taxas das operações registradas, ponderadas pelos volumes negociados, em determinado dia útil.


3) Simulador do Tesouro Direto


       Quem procura uma opção segura para substituir a poupança, já deve ter ouvido falar do Tesouro Direto. Clicando aqui, você descobrirá, dentre os títulos do Tesouro, qual é o mais adequado ao seu perfil, e poderá realizar comparações com outros investimentos disponíveis no mercado.


4) Simuladores de Bolsa de Valores


       Se você é um investidor de perfil arrojado, pode aceitar correr mais riscos, na expectativa de retornos imensamente maiores do que aqueles obtidos em investimentos de baixo risco. Que tal brincar com dinheiro virtual em simuladores de bolsa de valores, antes de realmente se jogar nessa aventura?

       Nota: Infelizmente, ao que parece, os simuladores da FolhaInvest, UOL Invest, EXAME e do próprio BM&F Bovespa se encontram, já há um tempo, em manutenção.

       Para os investidores arrojados que preferem contar com a experiência de gestores especializados, vale pesquisar no home broker de seu banco, ou no site ou na conta digital de sua corretora de títulos e valores mobiliários (CTVM), as opções de fundos de investimento de renda variável (fundos de ações, fundos multimercados etc.). Se você gostaria que o blog « Toda e qualquer coisa » trouxesse informações mais aprofundadas sobre este e outros tipos de investimento, deixe-nos saber.


5) Bônus: Planilha de controle de orçamento pessoal

       Você já conferiu nossas publicações sobre planilhas no Excel que aumentam sua produtividade? Nossos tutoriais sobre como fazer uma planilha de controle de prazos (com células automatizadas coloridas que avisam que o vencimento está próximo) e como bloquear o conteúdo de células (para prevenir alterações acidentais ou indesejadas) têm feito sucesso por aqui, mas são apenas um pequeno passo na direção de explorar as potencialidades do Excel.

       O blog « Toda e qualquer coisa » está preparando uma planilha super especial, com recursos bem mais avançados, para tratar do seu orçamento pessoal. Ela contará com uma interface agradável e dashboards incríveis (que farão você se esquecer que está lidando com uma simples planilha de Excel!), e possibilitará o controle de rendimentos, despesas (classificadas em categorias, para possibilitar a visão, por meio de gráficos, do destino dos seus gastos) e investimentos.

       Essa ferramenta, no entanto, somente será disponibilizada se atingir um certo nível de demanda por parte dos seguidores e visitantes deste blog. Sua manifestação de interesse (veja, abaixo, como entrar em contato conosco) é importante para avaliarmos se o esforço a ser empreendido na conclusão da ferramenta será tal que realmente satisfará as suas (e de muitos outros) necessidades de controle financeiro.  

 -----

       Este conteúdo foi útil para você? O blog « Toda e qualquer coisa » adoraria saber a sua opinião. Conte-nos nos comentários (abaixo) ou na seção Contact us (parte superior esquerda) e compartilhe esta página.

Nenhum comentário