Breaking News

Bloqueio do conteúdo de células no Excel





       Em postagem anterior, o blog « Toda e qualquer coisa » ensinou, passo a passo, como você pode elaborar uma planilha para automatizar o controle de prazos (sem precisar contar os dias em calendários) e, ainda por cima, ser avisado, por células coloridas, sobre a proximidade de seu vencimento. (Se você perdeu esta lição e se interessou pela ferramenta, clique aqui!).

       Um dos avisos finais daquela publicação dizia respeito à necessidade de que as células que continham fórmulas (e que, portanto, faziam a mágica acontecer) não fossem acidentalmente alteradas.

       Este é apenas um dos exemplos, dentre inúmeros outros que poderiam ser citados, em que impedir a edição de determinadas células no Excel evita retrabalho, perda de dados ou resultados imprecisos. A extensão do bloqueio varia conforme a necessidade: é possível limitar o bloqueio apenas às células que contenham fórmulas; permitir a edição somente daquelas células nas quais se deseja a inserção de dados específicos (como se de uma espécie de formulário se tratasse); impedir quaisquer alterações na planilha inteira (o que é bastante útil quando o arquivo precisa ser mandado para outras pessoas que podem, inadivertidamente, apagar ou alterar dados importantes).


1º PASSO: Seleção das células a serem protegidas contra edição


       Selecione as células, linhas ou colunas que devem ser protegidas contra edições posteriores. Caso seja necessário bloquear praticamente a planilha inteira, permitindo que apenas algumas células sejam editáveis, a seleção manual das células a serem bloqueadas seria muito trabalhosa. Nesta hipótese, selecione todas as células (Ctrl + A) e vá para os próximos passos, atentando-se às observações que serão feitas a respeito desta situação específica.

       Utilizaremos como exemplo a planilha mencionada acima, devendo o bloqueio recair sobre as células que contêm fórmulas: 



        Por se tratar de uma planilha pequena, seria possível (mas não é o que proporemos adiante) expor as células que contêm fórmulas por meio do atalho Ctrl + Shift + ´ , selecionando-as manualmente em seguida. Alguém poderia pensar que mais fácil ainda seria simplesmente selecionar as colunas relativas aos dados obtidos por meio das fórmulas. Embora possam parecer, a princípio, boas ideias, seleções feitas desta maneira por um usuário desatento poderiam, nesta planilha exemplificativa, deixar de fora células importantes (notem que algumas colunas foram ocultadas, propositalmente. Nelas, há outras células que também contêm fórmulas).

       Para selecionar automaticamente todas as células nas quais haja fórmulas, clique em "Localizar e selecionar" (na guia "Página Inicial"), e então em "Ir para Especial...". Na janela pop-up que aparecerá, clique em "Fórmulas" e em "OK", como na figura abaixo.





2º PASSO: Configurações de bloqueio de células


       Selecionadas as células que merecem ser bloqueadas, ainda na guia "Página Inicial", clique no ícone correspondente ao grupo "Alinhamento" (pequena seta à direita deste nome). Na janela pop-up que abrir ("Formatar Células"), vá até a guia "Proteção", marque a caixa de seleção "bloqueado" e clique em "OK".




       Obs.: Caso você tenha, inicialmente, selecionado todas as células da planilha e deseje que apenas algumas restem desbloqueadas, retorne à planilha após realizar este 2º passo, selecionando, desta feita, apenas as células que ficarão desprotegidas, editáveis. Em seguida, repita o passo 2, mas deixando desmarcada a caixa de seleção "bloqueado".



3º PASSO: Proteção da planilha contra edição


       Na guia "Revisão", clique em "Proteger Planilha", crie uma senha e repita-a na pop-up que aparecerá logo após.






      Pronto! A partir de agora, qualquer tentativa de edição das células bloqueadas restará frustrada, e gerará uma caixa de aviso como esta:





       Você gostou deste conteúdo? O blog « Toda e qualquer coisa » adoraria saber a sua opinião. Conte-nos nos comentários (abaixo) ou na seção Contact us (parte superior esquerda) e compartilhe a página.









Um comentário: